*Projeto Múltiplozine*
O quadrinho nacional, como todos sabem, não é nem de perto valorizado como deveria, e isso é uma coisa que os amantes dessa arte em nosso país sabem muito bem como é. Encontra quase sempre, obstáculos de edição, patrocínio, distribuição, colaboração, enfim, em tudo que um país como o Brasil não oferece em termos de apoio à tão amada nona arte. Diversos autores de HQs tentaram, ao longo dos anos, tornarem a produção de quadrinhos viável, ou pelo menos, interessante aos olhos de quem realmente produz nesse país. Edgard Guimarães que o diga, afinal, durante anos tomou para si a responsabilidade de produzir e distribuir um informativo de quadrinhos, onde havia HQs de qualidade, que eram distribuídos pelo correio em forma de um fanzine melhor acabado, tanto textualmente quanto graficamente. Mas como diz o ditado, tudo que é bom dura pouco, e chegou o momento dele também deixar o trabalho que tantos admiravam. Uma lacuna imensa, se você analisar bem o que se tornou o universo paralelo depois de sua saída de cena, assim como quando ocorreu o fim do projeto da Biblioteca de HQs do Gobbo.
São períodos nos quais, o vazio predomina, principalmente, para quem acompanhou esses projetos excelentes, mas que infelizmente se findaram.
Esse projeto que hoje trago até vocês não é uma novidade no ramo alternativo de fanzines e HQs nacionais. Ele foi idealizado pelo Edgard Guimarães há uns anos atrás juntamente comigo, que fiquei encarregado de produzir e distribuir pelo correio o Fanzine Múltiplo, onde cada autor poderia produzir certo número de páginas, e elas seriam publicadas mensalmente neste fanzine. Grandes nomes como Henry Jaepelt, Flávio Calazans, Laudo Ferreira Jr., Júlio Shimamato, Eduardo Manzano, Clodoaldo Cruz, entre tantos outros, desfilaram seus talentos pelas páginas desse fanzine que tive o prazer de publicar durante algum tempo.
E nada melhor que um projeto que deu tão certo na época, para dar seguimento agora, mas de uma maneira atual, através de um meio que se tornou referência a todas as pessoas: a internet.
Será criado um blog, onde você encontrará matérias a respeito do mundo alternativo de quadrinhos, entrevistas com grandes nomes do nosso universo paralelo, artes de leitores e autores já consagrados no meio de quadrinhos nacionais. Além disso, tudo, inicialmente, uma edição do “Múltiplozine” por mês, pretendendo chegar a uma por quinzena, de acordo com a aceitabilidade dos amigos, leitores e colaboradores ao fanzine. Você poderá enviar seus quadrinhos para divulgação, assim como fanzines, ilustrações, trabalhos, e também divulgar eventos produzidos por você ou por terceiros. Os trabalhos poderão vir por digitalização (enviados por e-mail), em figura JPEG, no tamanho do papel A4; ou também pelo correio, para o endereço: André Carim de Oliveira - Rua Vicente Celestino, 56 – Bairro Santa Emília - Carangola – MG – CEP: 36800-000. A publicação será de acordo com a ordem de chegada dos trabalhos, da disponibilidade para digitalização, e em cada edição da revista virtual há a intenção de ter um grande nome dos quadrinhos nacionais com algum trabalho. Será disponibilizada uma assinatura ao blog, onde o leitor / autor deposita a quantia na conta determinada e o acesso ao blog é liberado através de convite. Por cada edição publicada através de e-book (PDF), será cobrado um valor, cabendo um percentual desse valor ao artista cadastrado para publicar no fanzine, que ainda será definido.
Bom, o projeto ta aí depende agora do apoio daqueles que amam essa arte, que fazem de tudo para elevar o nome do quadrinho nacional. Temos ótimos talentos que só precisam de uma chance para mostrar do que são capazes, e isso eu conheci de perto no tempo que estive a frente de dois fanzines. Portanto, mãos à obra, é hora de agitar de novo o universo paralelo de HQs, conto com vocês para o sucesso desse projeto. Como ainda está em fase de elaboração, aceito qualquer sugestão que venha melhorar ainda mais essa iniciativa. Grande abraço a todos.
André Carim de Oliveira
Editor Fanzine “Múltiplozine”
Ilustração: Adriana (a Agente Laranja, nos traços de Laudo Ferreira Jr.)
Ilustração: Adriana (a Agente Laranja, nos traços de Laudo Ferreira Jr.)