quarta-feira, 10 de maio de 2017

A RAINHA PIRATA NO CATARSE - RESENHA

A RAINHA PIRATA no Catarse!

“Gisela conta à sua própria maneira esta maravilhosa história e enche as páginas com os belos desenhos de Bruno Büll. Estou ansioso para passar este livro para todos os meus amigos - e seus filhos. ”

Jim FitzPatrick. Artista. Irlanda. 2013.

A Rainha Pirata é uma História em Quadrinhos em formato de graphic novel pintada e escrita por Gisela Pizzatto e desenhada por Bruno Büll, dividindo suas 80 páginas em três capítulos.

A história se passa na Irlanda do século XVI e, em primeira pessoa, conta a história de Grace O’Malley, a mais famosa pirata que a História conhece.

A HISTÓRIA
De sangue nobre, vinda de uma das baronias irlandesas, Grace pertence a uma família de homens com tradição marinheira, mas por ser mulher seu destino está selado em terra firme. Contrariando tudo e todos, ela decide que sua vida é o mar e se traveste de grumete, conseguindo assim embarcar em um dos navios de seu pai. E é então que se inicia sua história de aventuras no mar.

Grace O’Malley foi não só uma capitã do mar, mas também uma estrategista em terra. Enquanto os ingleses tentavam impor-se de qualquer maneira na Irlanda (política e militarmente), Grace procurava fazer alianças com outros nobres de todos os modos possíveis. Casou-se duas vezes, de modo que conseguiu aumentar o número de propriedades sob seu comando e também sua influência.

Ao longo do tempo mostrou-se implacável e uma líder nata, respeitada desde os mais simples camponeses até os altos círculos nobres, mas esta graphic novel não é apenas uma história de piratas, ela fala também da linha do destino que cada um de nós segue, mesmo que inconsciente.

Seus capítulos foram pensados com base no conto da Mitologia Grega das três Parcas, as deusas do destino, que determinavam o curso da vida humana: Cloto tecia o fio da vida; Láquesis cuidava de sua extensão e caminho; e Átropos cortava o fio. As três deusas tinham tamanho poder que nem mesmo Zeus podia contestar suas decisões. Os capítulos em que esta história se divide levam como título o nome de cada uma das deusas em alusão ao sentido místico do destino que “A Rainha Pirata” carrega.

Originalmente esta graphic novel foi publicada na Irlanda, pela editora Clo Mhaigh Eo em 2013, quando também ganhou o Prêmio Nacional de Literatura em Irlandês de melhor livro do ano, na categoria “Melhor Livro Ilustrado”. No Brasil, a publicação e premiação viraram notícia no Correio Popular, na Revista RMC e diversos sites de notícia e quadrinhos.

O QUADRINHO
O volume será impresso no formato 21x29,5 cm, com 96 páginas de pura História e aventura. O interior será todo COLORIDO em papel Off Set LD 90g/m² e a capa cartonada. A pintura foi realizada de forma tradicional com tinta Aquarela.

QUEM SOMOS

GISELA PIZZATTO (Roteiro e cores)
Nasceu em Campinas-SP, em 1977. Graduada em História, mas sempre amou as Artes acima de tudo. Há dezenove anos dá aulas de Desenho e Pintura e já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Em 2016 lançou de maneira independente “O Peso da Água”, seu primeiro mangá One-Shot.

BRUNO BÜLL (Desenho e Arte-final)
Nasceu em 1986, e é fã de super-heróis e quadrinhos desde que consegue se lembrar. Estudou Letras na graduação, trabalha como professor de desenho há 13 anos e atualmente participa como arte-finalista nos quadrinhos da MediKidz, ONG inglesa que produz histórias para pacientes infantis em hospitais.

ORÇAMENTO

Para viabilizar este projeto, optamos pelo financiamento coletivo através do Catarse.

O Catarse é um site que reúne projetos em diversas áreas com diversos fins, com o intuito de expor essas ideias às pessoas que tenham interesse em financiá-las. Ele funciona a partir de uma “meta”, que é obtida através da venda de “recompensas”. Uma vez que a “meta” é atingida, o projeto se torna realidade. Caso contrário, o Catarse devolve o dinheiro sem ônus ao financiador.

O financiamento coletivo cobrirá os custos de impressão, a produção e envio das recompensas, além da taxa de 13% cobrada pelo Catarse de todos os projetos financiados.

Endereço do projeto no Catarse: www.catarse.me/arainhapirata

Apoios até o dia 12/5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário