sexta-feira, 12 de junho de 2020

O SANTO SANGUE - LAUDO FERREIRA e MARCEL BARTHOLO

O medo e a ignorância são, muitas vezes, nossos maiores obstáculos em busca de algo melhor.
E essa obra dos amigos Laudo e Marcel demonstram tudo isso numa HQ rural, imaginada por mim nos confins do Brasil, onde a pobreza, a miséria mesmo, e falta de educação norteiam as pessoas mais humildes.
Um grito de fé de um povo sofrido, onde uma "Santa" que cura as pessoas através de fluidos menstruais, é um alento para quem sofre.
Lucem, a jovem considerada santa por esse povo, imaginada por seu pai como uma criança abusada, nos faz pensar sobre o que move as pessoas em busca de si mesmas.

O matador, contratado para vingar a perda da inocência da garota, se vê às voltas consigo mesmo, e confronta sua mente numa decisão difícil que é ACREDITAR ou não. Encontra uma bruxa (personagem carismática, que nos faz lembrar outros personagens da cultura brasileira que têm fala mansa mas que esconde um segredo), que o faz se perder em si mesmo e encontrar nas lembranças de cura o motivo que o levou a cumprir sua missão de vingança. Vingança essa que não é sua, mas que receberá para cumprir.

A transformação do matador é também a transformação de quem leu a HQ. Elementos de um terror fantástico que denotam a maldição dos personagens envolvidos na trama, tão bem ilustrada por Marcel. O roteiro prende a atenção até o final, na esperança que as coisas se ajeitem e que cada personagem encontre a paz buscada.
Quem não conhece pode comprar sem medo, vale o investimento, apenas cuidado para não cair na conversa da velha bruxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário