segunda-feira, 3 de julho de 2017

AS HQs DOS TRAPALHÕES - MÚLTIPLO 9

Livro “As HQs dos Trapalhões”, por André Carim

Lançado a bem pouco tempo, o Livro “As HQs dos Trapalhões” já vem causando alvoroço no mundo das HQs, afinal, retrata o quarteto mais famoso da TV brasileira, que acalentou várias gerações e que trazia alegria aos nossos domingos. Trata-se de HQs de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, HQs que deixaram saudades.
A novidade foi trazida por Rafael Spaca, um fã e pesquisador do quarteto. O trabalho explora as HQs criadas pelos humoristas e que foram publicadas nos anos 80 e 90, inspiração que veio das piadas que rolavam na TV.
É certo que “Os Trapalhões” foi um dos maiores campeões de bi-lheteria, produzindo-se, além do programa dominical, filmes e claro, HQs. “Foi o grupo que mais tempo ficou na TV e no cinema, o que mais lançou filmes. Eles atuaram em todas as áreas de co-municação e eram líderes de audiência em tudo”, relata Rafael.
Um dos cartunistas mais conhecidos do meio alternativo também participou das HQs dos Trapalhões, Bira Dantas, que estará em uma entrevista exclusiva no Múltiplo de setembro/2017. “Quando disse que era o Bira, ele perguntou: “O desenhista dos Trapa-lhões? ” E fez a maior festa, disse que adorava o gibi e me deu o livro de presente, desde que eu desse um autógrafo. ” (Fato ocor-rido numa das viagens de Bira à Itália e que será melhor explicado na entrevista). Apenas para demonstrar que as HQs dos Trapa-lhões ultrapassaram as fronteiras nacionais, foi uma época, diga-mos, de ouro para o quarteto e para os quadrinhos nacionais.
Não há como negar que, devido a esse sucesso todo, os nossos quadrinhos eram vistos e lidos, demonstrando toda versatilidade do artista nacional.
A editora Estronho lançou, juntamente com os artistas, o livro “As HQs dos Trapalhões”, e o escritor, Rafael Spaca, pretende resgatar diversas fases do quarteto e mostrar a qualidade do trabalho feito por várias mãos. Rafael promete um terceiro material sobre as crí-ticas de jornalista aos Trapalhões.
Este livro não se trata de uma HQ. É um livro contendo depoimen-tos de 27 profissionais que trabalharam na produção das revisitas dos Trapalhões, e tem prefácio de Dedé Santana. Quem quiser conhecer e adquirir um exemplar basta clicar no link abaixo:
http://www.estronho.com.br/loja/livros/238-as-hqs-dos-trapalhoes-9788594580139.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário