segunda-feira, 3 de julho de 2017

EDIÇÕES INDEPENDENTES - DIVULGAÇÃO - MÚLTIPLO 9

Fanzines, revistas E quadrinhos nacionais em destaque
Cabal # 004 – Clodoaldo Cruz
O fanzineiro demonstra todo gás nessa continuidade de qualidade que é o seu Cabal... Semana passada chegou o número 4, com diversas atrações, conteúdo de primeira, a começar pela bela capa de Laudo Ferreira Jr., demonstrando todo o talento de sempre... O fan-zine demonstra que veio para ficar e a série Cat's City continua de primeira, com belos quadrinhos em preto e branco... Xandra, de Ió-rio, para quem gosta de quadrinhos de guerreiros, uma aventura insólita e cheia de ação... Pequeno Mundo, de Nei Rodrigues, traz uma aventura surreal e quadrinhos bem feitos... Airton Marcelino, com sua HQ "Alucinações", desfila o talento de sempre no preto e branco, bem como na HQ "Noites de Cães", em parceria com Carlos Claudino, duas HQs de suspense... Índice Olímpico, de Marcos Franco e Sidney Falcão, demonstrando um humor legal, com belos quadros do personagem "O Arrasado"... Thanna, de All Silva, bela HQ de ficção científica, com bom enredo... O Messias, de Márcio Sennes, matando um pouco a saudade do sumido artista das belas ilustra-ções e HQs de primeira... Governo Górgona, de Calazans, sempre um recado inteligente do autor... Fechando a edição, mais uma aventura de Cat's City, de Clodoaldo e Carlos Rodrigo... não poderia deixar de citar as belas ilustrações de Omar Viñole (Cat's City), Hélcio Rogério (Vagante Branco), Katy Apache (de Carlos Alexandre), Romão (Gno-mo), e para finalizar a edição, linda contracapa de Carlus Alexandre. Uma edição que se complementa com um encarte de opiniões dos leitores e comentários sobre edições anteriores. Quem ainda não leu, corre e peça ao Clodoaldo...

Página do fanzine: https://www.facebook.com/zinecabal/
Cabal # 005 – Clodoaldo Cruz
Com capa do Ciberpajé, Edgar Franco, o Cabal 5 chegou já com o pé direito. Mais uma edição de luxo do amigo Clodoaldo, repleta de HQs e ilustrações. HQs: Cat’s City: Sem Paz (Clodoaldo/Nei Rodri-gues), O Preço de uma Promessa (Airton Marcelino), Ousado Rede-senho (Ciberpajé), Ecológica (Flávio Calazans), Lúcio (Reno/Nei Ro-drigues), Nau dos Insensatos (Márcio Sennes) e Cat’s City: Quem tudo quer... (Clodoaldo/Luiz Iório).
Ilustrações de Alcione Silva, Hélcio Rogério, Reno, Shimamoto e Luiz Iório.
Tiras: O Messias (Márcio Sennes). O time de colaboradores é de primeira, sempre trazendo mestres dos quadrinhos nacionais, produzindo em alto nível. Calazans sempre com uma mensagem inteligente em suas HQs, e não poderia ser diferente nessa edição. Em Ousa-do Redesenho, Ciberpajé noz traz em forma de poema, mais um conto de seu universo Aurora Pós Humana. Ecológica, de Calazans, traz a arte inconfundível deste artista singular, e demonstra toda a sua versatilidade nas HQs autorais. Mestre Júlio Shimamoto, como sempre, irretocável, um show ao recriar Cat’s City em Xilo Plastic, técnica aprimorada pelo mestre em suas experimentações, como sempre, sensacional o trabalho de Shimamoto. O Cabal tem mostra-do ao que veio, e veio para ficar, para felicidade dos amantes dos quadrinhos nacionais, mais um abrigo para a nossa HQ e para o artista nacional.

Quadrinhos Independentes # 144 – Edgard Guimarães
O número 144 do Quadrinhos Independentes, editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo dos quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros veio acompanhado do Quadritos 13, de Marcos Freitas. A edição tem 32 páginas e traz artigo sobre o super-herói brasileiro Escorpião, criado em 1966 por Wilson Fernandes, "Conselhos" do quadrinhista espanhol José Toutain, artigo de Lio Guerra Bercony sobre a revista Oscarito e Grande Otelo, quadrinhos de Luiz Cláudio Lopes Faria e do editor, e as colu-nas "Mantendo contato", "Fórum" e "Edições independentes", divulgando os lançamentos de fanzines recebidos por Edgard. A capa tem uma ilustração do editor, com aplicação de cor executada manualmente. Junto à edição, os assinantes recebem Artigos sobre Histórias em Quadrinhos 6: Red Ryder, fascículo de 12 páginas com um estudo de autoria do colecionador português Carlos Gonçalves, com muitas capas de edições raras desses personagens muito popu-lares nos anos 1930, também conhecido como Bronc Peeler. O QI é distribuído exclusivamente por assinatura, mas sua versão digital está disponível no site da editora Marca de Fantasia, em http://marcadefantasia.com/camaradas/qi/quadrinhos-independentes.html. Mais informações com o editor pelo e-mail ed-gard.faria.guimaraes@gmail.com.

Quadritos # 13 – Marcos Freitas
Quadritos, editado por Marcos Freitas pela editora Atomic Books, uma edição luxuosa com 64 páginas e capas em cores, que destaca o trabalho de Elmano e traz quadrinhos de Mozart Couto, Júlio Shi-mamoto, Calazans, Lafaiete, Edgar Franco, Guabiras, Paulo Paiva, além de muitos artigos interessantes sobre a Nona Arte.
http://atomiceditora.blogspot.com.br/

Duetos Essenciais – Edgar Franco
Edgar Franco (Ciberpajé) e convidados. Ed. Marca de Fantasia, 2017. 80 páginas, 14x20cm, capa 4x0 cores, miolo PB, lombada, R$20,00. Contato: ciberpaje@gmail.com / ciberpaje.blogspot.com.br. Pedi-dos: marcadefantasia@gmail.com.
Reunião de quadrinhos poético-filosóficos de Ciberpajé e convida-dos. A ideia para este álbum surgiu em 1997 e só agora, vinte anos depois, podemos conhecer o resultado da obra. E ele não decepcio-na. São vinte e três parcerias que passeiam com desenvoltura pelo tema, com resultados contrastantes, mas média alta, o que surpre-ende, pelo fôlego do projeto.
Participações: Shimamoto, Gian Danton, Omar Viñole, Ricardo Bor-ges, Luciano Irrthum, Simone Maia, Nuno Nisa, Norival Bottos Juni-or, Gazy Andraus, Rose Franco, Renato Pereira Coelho, Petter Baies-torf, Marcos Freitas, Roberto Schima, Henry Jaepelt, Al Greco, Lucia-no Teodouros, Erika Saheki, Hiiris Lassorian, Marcelo Marat, Michel, J. M. Tognon e Antonio Eder.
O álbum caprichado da Marca de Fantasia, com este nível de ousa-dias gráficas, experimentações e proposta conceptiva, só podería-mos encontrar mesmo em uma publicação alternativa. Alguns traba-lhos chamam a atenção e destaco aqui os que mais me impressiona-ram.
Shimamoto apresenta uma adaptação ao texto “Razão” de Ciberpa-jé, em uma técnica inusitada em látex branco sobre azulejo, dificul-dade técnica que só um mestre como Shima ousaria fazer.
O texto de Gian Danton em “A Caverna”, inspirado em Platão, é um desafio e tanto a Ciberpajé, responsável pela arte, mas o resultado é uma das melhores HQs do álbum.
Omar Viñole, exímio arte finalista, parceiro de longa data do genial Laudo, aqui passa a tinta na arte de Ciberpajé trazendo uma leveza única a seu traço.
Ricardo Borges (do lendário fanzine Krise) traz o expressionismo punk-poético à baila, ilustrando poema de Ciberpajé, “Indolor”.
Luciano Irrthum faz a tinta em “Dores” e em seguida é a vez de Ciberpajé finalizar HQ sem título de Irrthum. Contrastes bacanas e combinações inusitadas de estilos com ótimos resultados. Equilíbrio que dá samba.
Nuno Nisa, artista português convidado, ilustra com delicadeza o sutil texto “A Paz” de Ciberpajé.
A parceria com Gazy Andraus e a bela arte de Al Greco também são bons momentos presentes na leitura e imersão ao mundo de “Due-tos”.
Ao final o autor comenta as parcerias e os trabalhos que compõe o álbum, o que enriquece ainda mais a edição.
Parabéns Ciberpajé! É uma honra fazer parte deste belo álbum, ro-deado de feras dos quadrinhos.
Resenha retirada do blog: http://atomiceditora.blogspot.com.br/2017/06/duetos-essenciais.html.

Quadrante Sul # 4 e # 5 – Denílson Reis
No final de 2009 tivemos a grata surpresa da retomada dos trabalhos do grupo, com o lançamento da 4ª edição do Quadrante Sul, produzido pelos editores Alex Doeppre, Daniel HDR, Denílson Reis, Gervásio Santana e Marcelo Tomazi, além de ilustres colaboradores, como Laudo Ferreira Júnior, Omar Viñole , Matias Streb , Julio Shi-mamoto , entre outros. O fanzine, agora com aparência e impressão compatível com qualquer revista do mercado, apresenta capa em cores, impressão offset e uma caprichada arte gráfica, utilizando com criatividade os recursos dos programas gráficos da informática.
Com quatro histórias em quadrinhos de aventuras urbanas, chama atenção a qualidade das artes, que atestam a evolução dos quadrinhos brasileiros, sem desmerecer a fluência e competência dos roteiros, que passam ao largo dos manjados clichês dos super-heróis. Como boa estratégia para garantir a visibilidade e fazer jus aos au-tores, o fanzine apresenta ainda um “Dossiê Quadrante Sul”, com uma biografia sucinta de cada artista participante da edição. Fecha o fanzine um artigo de Denílson Rosa dos Reis, que faz uma retrospectiva das edições anteriores, situando a importância da publicação para o fandom nacional. (Resenha publicada no site www.marcadefantasia.com.br, de Henrique Magalhães).
O quinto número apresenta HQs de personagens criados pelos membros do grupo: Predador, com roteiro e arte de Carlos Fernan-do; Eliminador, com roteiro de Fabiano Höltz e desenhos de Marcel de Souza; Boxing Joe, com roteiro de Jerônimo Souza e desenhos de Jonathan Pires; e Bruce, O Exterminador, com roteiro de Denílson Reis e Alex Doeppre e a fantástica arte do mestre Julio Shimamoto. Para completar, "Estranhos Prazeres", HQ de ficção científica de Jader Corrêa, texto de Paulo Ricardo Abade Montenegro falando sobre os primórdios da Quadrante Sul e informações biográficas dos participantes da revista. A capa foi desenhada por Carlos Fernando e pintada por Marcelo Tomazi, enquanto a 4ª capa foi totalmente produzida por Silvio Ribeiro. A revista também traz ilustrações de Ícaro Maciel e Marcos Fabiano. (Resenha retirada do blog do zi-ne).
Quadrante Sul 05 tem 32 páginas, formato 15 x 21 cm, capa colorida em papel couchê e miolo p&b. Preço: R$ 5,00. Contato: quadrante-sul@ymail.com. Facebook: Quadrante Sul. Twitter: @quadrantesul

Café Ilustrado – Thina Curtis e Fabi Menassi
Fanzine ganhador do Troféu Angelo Agostini 2016 na categoria “Melhor Fanzine”. Traz a arte de Fabi Menassi e Thina Curtis, com mui-tos versos ilustrados sobre uma preferência nacional: CAFÉ! Sim, aquele cafezinho gostoso nos é apresentado em forma de poesia e dos quadrinhos aconchegantes de Thina e Fabi. Como as próprias autoras perguntam: tem coisa melhor do que café e poesia?
Contatos: Thina: oficinadefanzine@gmail.com, Facebook: Thina Cur-tis - www.fanzinada.com.br e Fabi: fabi_menassi@yahoo.com.br, Fa-cebook: Fabi Menassi: www.fabimenassi.blogspot.com.br.

Velta 2017 – Emir Ribeiro
O que dizer de mais essa obra prima do mestre Emir Ribeiro? Uma edição de tirar o fôlego e que vem brindar os fãs da loira, ávidos por uma edição dela. Os traços e desenhos são inconfundíveis, tudo muito bem distribuído pelas páginas em preto e branco, assim como as formas da Velta. Edição com capa dura, plastificada e lombada quadrada, dando a ideia de um livro. HQ “Nefertite Procura Encrenca” com muita movimentação, cenas de ação e a habitual sensualidade de Velta. Roteiro que prende a atenção do início ao fim, o que justifica todo o sucesso que Emir Ribeiro experimenta há anos. E que venham novas aventuras e edições tão bem-feitas como esta. Pedidos através do autor: emir.ribeiro@gmail.com.

Juvenatrix 185 – Renato Rosatti
Está disponível a edição de maio do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. A edição tem 13 páginas e traz um conto do editor e resenhas aos filmes Demônio, o rei das trevas (Prime evil, 1988); Espíritos do demô-nio (Evil spirits, 1990), A hora do terror (Witchcraft 7: Judgement hour, 1995), A maldição da casa do diabo (The fall of the house of Usher, 1979). A maldição de El Diablo (The evil below, 1989), A mal-dição dos espíritos (Spirits, 1990), A marca do vampiro (Pale blood, 1990), A morada do terror (Grandmother´s house, 1988) e A morte veste vermelho (I´m dangerous tonight, 1990). Divulgação de fanzines, livros, filmes e bandas independentes de rock extremo complementam a edição. A capa traz uma ilustração de Angelo Junior.
Para obter uma cópia, basta solicitar pelo e-mail: renatorosatti@yahoo.com.br.
Resenha retirada do site: http://mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br/2017/05/juvenatrix-185.html.
L’Atmosfere # 01 e O Muro # 23
Dois minis fanzines enviados por Denílson juntamente com os fanzines Quadrante Sul 4 e 5. Capas de Henry Jaepelt e Gazy Andraus. Mais uma produção do Denílson e a prova de que se pode ter qualidade mesmo com um mini fanzine. Meu agradecimento especial ao amigo pelo envio e compartilhamento das edições.

Envie sua produção, fanzine ou HQs/ilustrações, o Múltiplo terá o maior prazer em divulgar o seu trabalho.
André Carim de Oliveira
Rua Vicente Celestino, 56 – A
Bairro Santa Emília
Carangola – MG
CEP: 36800-000 ou
E-mail: andrecarim@outlook.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário